quinta-feira, 3 de setembro de 2009

DIVERSIDADE


Todos somos diferentes uns dos outros e está aí a grandiosidade da criação divina nos fazendo únicos no universo. Por incompreensão muitas vezes o ser humano tende a separar aqueles que por opção, ou pela contingência do nascimento apresentam características marcantes em sua personalidade ou apresentação pessoal, como cor da pele, raça, forma de vestir, tendências sexuais ou religiosas, etc.
Teve inicio ontem em Bauru, a 1ª Semana da Diversidade a ser realizada em nosso Município.
Visando ampliar direitos, o evento tem por finalidade reunir jovens, negros, pessoas portadoras de quaisquer deficiências, e a população em geral, para que juntas possam combater o racismo, preconceito e discriminação muitas vezes impostos pela sociedade a pessoas ou grupos distintos de nossa sociedade.
Existem em nosso País diversos grupos liderando discussões a este respeito, como por exemplo, a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transexuais, mais conhecida como ABGLT, que foi criada em 31 de janeiro de 1995, e se tornou uma rede nacional de 203 organizações, sendo 141 grupos gays, lésbicas, travestis e transexuais e mais 62 organizações colaboradoras voltadas para os direitos humanos e a Aids. Seu objetivo é defender os direitos dos gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, e a crescente participação em eventos homossexuais não deve ser analisado de uma forma única, ou seja, o incremento constante de novos homossexuais à realidade brasileira. Contudo é importante salientar que a Semana da Diversidade não deve ser comparada a Parada Gay, tendo em vista que o seu maior objetivo não é apenas o de uma festa, mas sim da conscientização das pessoas de que todos são iguais, englobando todo e qualquer tipo de preconceito, seja racial ou sexual.
Ao analisarmos mais profundamente, podemos observar que existem três condutas preconceituosas, e que muitas vezes levam ao cometimento de delitos mais graves, como a violência por exemplo. São elas:
RACISMO é o conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias com atitudes de hostilidade em relação à determinada categoria de pessoas.
PRECONCEITO é a demonstração de uma atitude ou sentimento não condizente com os ditames sociais e morais convencionais, ou seja, intolerância de um grupo ou de um segmento da sociedade em relação a um determinado grupo seja por questões raciais, sociais ou pelo estereótipo.
DISCRIMINAÇÃO é o tratamento pior ou injusto dado a alguém por causa de características pessoais não se considerando os princípios de igualdade, sem respeito às preferências individuais, motivado por raça, cor, sexo, idade, trabalho, credo religioso ou convicções políticas.
É importante que todos saibam que existem leis que punem essas condutas, e que independente de cor, sexo e religião, o que importa não é o rótulo, mas o que cada um tem dentro de si, e que, portanto todo ser humano deve ser respeitado dentro da sua opção de vida, ou ainda somente como é.

Moisés Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário