quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Meu pronunciamento na tribuna da 31ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Bauru


O Vereador Moisés Rossi deu início a sua participação na tribuna, em sessão realizada no dia 08 de setembro de 2009, dizendo que Moisés, seu xará, que viveu há aproximadamente mil e quatrocentos anos antes de Cristo, ou seja, mais ou menos três mil e quinhentos anos de hoje, foi o primeiro legislador a estabelecer os códigos de ética, de conduta pessoal, e até mesmo os códigos civis e penais para a época. Moisés com uma inteligência aguçada organizou a vida social de um povo que saia da escravidão, e ele o fez enquanto caminhava pelo deserto. Escreveu ainda os cinco primeiros livros da bíblia, em que se pode observar um código completo de conduta pessoal, civil, penal, comercial, enfim, estabelecendo todas as normas de conduta para o povo hebreu que acabara de sair da escravidão egípcia. Duas colocações de Moisés muito interessantes chegam até os nossos dias, sendo elas, a instituição do imposto de renda, e a instituição de um dia de descanso. Dirigente Político e Religioso, Moisés havia acabado de fugir de um País em que era escravo, e o povo não tinha regras, não tinham um dirigente, e como ele havia tirado este povo da escravidão, ele passou a dirigi-los civil e politicamente, e devido a sua força administrativa não ser tão grande e para obrigar o povo a obedecê-lo ele atribuía a Deus tudo aquilo que ele colocava como ordenamento para o povo, e como dirigente político ele instituiu o imposto de renda, dez por cento de toda a renda, o dizimo, pois ele precisava da renda para manter a organização do povo. Instituiu também sabiamente um dia de descanso, pois sabia que o homem precisa descansar das suas atividades profissionais, descaso para o corpo mas também um descanso para a mente e essas normas acabaram se transferindo para dogmas religiosos, uma vez que Moisés também era o dirigente religioso desse povo.
Diante de tudo, o Vereador demonstrou preocupação ao ver que o segmento do comércio não teve no dia 06 de setembro o seu dia de descanso, disse ainda que muitos trabalhadores principalmente os profissionais liberais, adoecem ou até mesmo perdem sua vida, pelo excesso de trabalho e pela falta do descanso necessário que ele deveria se impor. O corpo físico, a mente e o espírito precisam de descanso, e outro caso que traz preocupações é o de funcionários de supermercados, que possuem sim um dia de descanso, mas em um dia da semana. O que se pode fazer em um dia de descanso no meio da semana? Questionou o Vereador. Tendo em vista que o descanso não consiste apenas em ficar parado em sua residência sem nada pra fazer, pois isto pode até causar tédio e aumentar o estress da pessoa, e relacionado às atividades de descanso tem as atividades de lazer, quando a pessoa se relaciona com outras pessoas, e, portanto o dia de domingo é considerado o dia de descanso em que as pessoas podem se encontrar, se divertir, e descansar sua mente e seu corpo do labore diário, do empenho, da correria da vida moderna para conseguir o seu pão de cada dia. Concluiu o Vereador que os feriados existem e são considerados dias que a sociedade entende como de descanso, e não pode o empresário, por conta de não ter prejuízo, impor que as pessoas trabalhem em seu real dia de folga, sendo portanto de extrema importância que este assunto seja rediscutido, para que essa carga horária seja diminuída, e as pessoas tenham tempo para descansar junto com as outras pessoas da sociedade bauruense.
Finalizando sua participação Moisés abordou o tema da grade salarial, em relação às intenções do Prefeito Municipal em alterar os recebimentos dos profissionais da saúde, visando assim melhorar a mesma. O Vereador buscou tranqüilizar os profissionais deste ramo, posto que se o poder público esta buscando resolver o problema da saúde em Bauru, não podem piorar as condições de trabalho dos servidores, e dizendo que estará acompanhando atentamente todas as mudanças que surgirem, para que só hajam benefícios para todos, e para que enfim possamos melhorar as condições da saúde pública.

Da assessoria do vereador Moisés Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário