quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Viaduto Mauá



O Viaduto Mauá construído na década de 50 e interditado desde setembro do ano passado por apresentar problemas estruturais, não precisará ser demolido, a Prefeitura Municipal recebeu em 16 de julho de 2009, o laudo técnico do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, onde ficou constatado problemas como desprumo dos pilares, deslocamento de concreto, armaduras expostas e corroídas além de infiltração de água, problemas esses que são passíveis de solução com reformas do mesmo, no que estará trabalhando a prefeitura doravante. Em reunião na tarde de 18 de agosto de 2009, com os secretários de Negócios Jurídicos Luiz Nunes Pegoraro, do Planejamento, Rodrigo Riad Said, e de Obras, Eliseu Areco Neto, pudemos ter maiores esclarecimentos sobre o assunto.
São necessárias para a efetiva reforma duas licitações, sendo a primeira para o projeto de recuperação estrutural, que, devido às dificuldades para elaboração dos quesitos, que são todos altamente técnicos, demandam tempo na sua elaboração. As próprias licitações contam prazos legais a serem cumpridos e que devem ser observados. Licitada a primeira fase, e elaborado o projeto estrutural, far-se-á a segunda licitação para a execução da obra em si, a morosidade do processo como um todo nos causa uma espera além da que gostaríamos, sendo que os técnicos da prefeitura chegaram a um prazo de aproximadamente dois anos para a conclusão da obra, o que achamos grande demais.
Infelizmente os prazos parecem longos, mas estamos acompanhando o trabalho do poder executivo numa tentativa de se possível diminuir ao máximo esse tempo, pois vemos as dificuldades que esse problema tem causado naquela região. Estaremos atentos e cobrando do Poder Público maior agilidade na execução da obra, tendo em vista estarmos cientes de todos os transtornos que os munícipes têm sofrido desde que o viaduto Mauá foi interditado em setembro de 2008.
Estaremos solicitando ao prefeito uma vistoria prévia em todos os viadutos da cidade para que se faça manutenção nos mesmos de forma que não ocorra em outro setor da cidade o problema que hoje enfrentamos no Viaduto Mauá, para que os mesmos não cheguem ao ponto de serem interditados por oferecer riscos à população.

Moisés Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário