sexta-feira, 26 de junho de 2009

O transporte coletivo de Bauru


Como presidente da  Comissão de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Transportes da Câmara de Bauru, e em conjunto com os demais membros da Comissão, decidi convocar audiência pública sobre o transporte coletivo do município para o dia 15 de julho, às 14h30, com o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdurb), Rubens Ribeiro de Barros Filho, o Rubito, e o secretário de Negócios Jurídicos, Luiz Nunes Pegoraro.

Ao assistir as audiências nesta casa vi que elas acabavam se esvaziando por não abordar os pontos específicos a elas afetos. Creio que dando um direcionamento para os assuntos que devem ser abordados, o resultado será mais positivo. A comissao relacionou temas pontuais a serem abordados, objetivando saber quais as razões para o atraso na licitação do lote dos ônibus urbanos e qual o tempo estimado para finalizar a licitação e contratação da eventual nova empresa. Além disso, precisamos ter acesso à planilha de custos do cálculo tarifário, quem a elaborou e quando, qual é ainda a quantidade de usuários por mês no transporte urbano, a previsão legal e finalidade da retirada do segundo homem no ônibus do transporte coletivo, o motivo pelo qual houve redução de veículos em relação ao contrato inicial nos dias normais e se essa redução vai se manter na próxima licitação.

Quero sanar as dúvidas levantadas pela comissão durante esta audiência pública. Se não ficarmos satisfeitos com as respostas, podemos usar de outros artifícios. Temos duvidas de quais seriam as melhorias previstas para o transporte urbano, na próxima licitação. Entre elas, estão as características dos veículos, disponibilidade de horários, e implantação e manutenção dos pontos de ônibus; se existe previsão para implantação do transporte para o aeroporto de Bauru e se há previsão contratual para suprir eventual diminuição do número de passageiros em relação aos R$ 133 milhões contratados, além de saber qual o percentual a ser pago a título de remuneração do capital da empresa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário