sexta-feira, 9 de abril de 2010


O Vereador Moisés Rossi realiza nesta sexta-feira dia 09 de abril de 2010, a entrega do título de cidadão Bauruense à Francisco Cândido Xavier(In Memorian), que será representado pelo Presidente da USE - União das Sociedades Espiritas de Bauru e Região, o Senhor Edgar Miguel.
O Titulo foi requerido pelo Vereador Silvano Caldas Navarro no no ano de 1975, e foi concedido através do Decreto Legislativo 003-75, Projeto nº 045-75, neste mesmo ano, mas devido ao seu estado de saúde naquele momento nunca houve a possibilidade da entrega do mesmo, o que se realizará nesta oportunidade.
Francisco Cândido Xavier, mais conhecido por Chico Xavier, considerado o médium do século e o maior psicógrafo de todos os tempos, nasceu em Pedro Leopoldo, pequena cidade do estado de Minas Gerais, Brasil, no dia 2 de Abril de 1910 e nos deixou em 30 de Junho de 2002.
Filho de um operário pobre e inculto, João Cândido Xavier, e de uma lavadeira chamada Maria João de Deus, falecida em 1915, quando o filhinho contava apenas com 5 anos de idade, o que ocasionou a separação de seus 8 irmãos, tendo todos sido distribuídos por vários familiares e pessoas amigas. Como órfão de mãe em tenra idade, sofreu muito em casa de pessoas de precária sensibilidade e sua mãe passou a se manifestar por várias vezes junto dele encorajando-o e dizendo-lhe que não poderia ir para casa porque estava em tratamento, mas que enviaria um bom anjo que juntaria novamente a família. Esse bom anjo foi a D. Cidália, a segunda esposa de João Xavier, que para casar com o seu pai fez questão de reunir todos os filhos do primeiro casamento e lhe daria depois mais cinco irmãos.
As suas faculdades mediúnicas são extraordinárias, sua mediunidade (capacidade natural de ser intermediário entre o plano material e o plano espiritual) manifestou-se, quando tinha 4 anos de idade, pela clarividência e clariaudiência, pois via e ouvia os Espíritos e conversava com eles sem a mínima suspeita de que não fossem homens normais do nosso mundo. Já como jovem e depois como adulto, muitas vezes não diferencia de imediato os homens dos Espíritos.
Quando tinha 17 anos, fundou-se o grupo espírita Luiz Gonzaga , onde rapidamente desenvolveu a psicografia, isto é, a faculdade de escrever mensagens dos Espíritos.
E falar de Chico Xavier é falar de EMMANUEL que indelevelmente estará ligado à sua missão. Esse venerando Espírito é o seu protetor espiritual e manifestou-se-lhe pela primeira vez de forma ostensiva em 1931, acompanhado-o desde então até hoje. A respeito desse Benfeitor espiritual nos diz o próprio médium:
Lembro-me de que num dos primeiros contactos comigo, ele me preveniu que pretendia trabalhar ao meu lado, por tempo longo, mas que eu deveria, acima de tudo, procurar os ensinamentos de Jesus e as lições de Allan Kardec e disse mais que, se um dia, ele, Emmanuel, algo me aconselhasse que não estivesse de acordo com as palavras de Jesus e Kardec, que eu devia permanecer com Jesus e Kardec, procurando esquecê-lo.
E esses são alguns traços deste bem-feitor que renunciou a tudo para que o mundo se tornasse um pouco melhor, e por toda a sua obra que ficou imortalizada em nossos corações é que se dará esta bela homenagem para que Chico Xavier seja sempre um exemplo de bondade a ser seguido por todos.

Assessoria Vereador Moisés Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário