sexta-feira, 9 de abril de 2010

O novo Albergue Noturno de Bauru



No dia 09 de abril de 2010, foi realizada na Câmara Municipal de Bauru mais uma reunião do grupo de apoio às obras do novo albergue noturno, onde foi discutido o andamento das obras do novo albergue noturno e a campanha de arrecadação de doações para viabilizar a construção.
Nessa reunião foi apresentado o laudo da Comissão de Fiscalização, composta pelo Vereador Moisés Rossi, a Secretária do Bem-Estar Social, Darlene Tendolo, o Presidente do Ceac, Sr. Nelson Bastos, o Presidente do Sindcon, Paulo Gobbi, e o chefe de gabinete, dr. Abel Abreu, a qual deu o parecer de perfeita ordem em toda a documentação apresentada.
A construção do novo prédio havia sido definida em três fases:
1ª fase – Construção do novo prédio do Albergue Noturno.
2ª fase – Construção de um prédio para atender moradores de rua.
3ª fase – Aparelhamento de ambos os prédios para atendimento.
De acordo com Nelson da Silva Bastos, o valor da obra é estimada em R$ 725 mil, sendo que já foram arrecadados R$ 408 mil, sendo prevista a conclusão das obras no dia 30 de julho de 2010, para que Bauru possa ser presenteada em seu aniversário com este amplo centro de atendimento tanto aos imigrantes que precisam de um local seguro e cômodo para ficarem e após seguirem com sua viagem, como aos moradores de rua, que agora possuirão o Centro de Referência, que além de lhes fornecer repouso, vestimenta, e alimentação, também os encaminhará para o mercado de trabalho.

Da assessoria do vereador Moisés Rossi

2 comentários:

  1. como vai ser esse albergue?

    ResponderExcluir
  2. O Albergue Noturno de Bauru funciona há mais de 50 anos junto ao Centro Espírita Amor e Caridade, oferecendo banho, alimentação e pernoite para migrantes que passam pela cidade de Bauru e, por algum motivo, se encontram sem condições financeiras para se manterem. Após o pernoite, são atendidos por assistentes sociais que identificam a problemática social de cada um, tentando soluções para auxílio a esses migrantes, oferecendo quando é o caso, inclusive, passagem para seguirem viagem até sua cidade de destino. Recentemente, com a incrementação do atendimento passou também a receber moradores de rua, que atendidos recebem orientação, tratos com a higiene pessoal, auxliando-os na retirada de documentos que eventualmente não possuam ou tenham se extraviado, oferecendo ensino profissionalizante, tentando assim retirá-los das ruas e dando condições dignas de vida, tentando reintegrá-los na sociedade.
    Em virtude do excesso de tempo que o mesmo prédio vem sendo utilizado para este fim, tornou-se pequeno e inadequado, uma vez que o trabalho se avoluma sobremaneira, resolvemos então construir um novo prédio, totalmente adaptado às necessidades que o presente trabalho oferece, adquirimos um terreno nas proximidades da estação rodoviária, que também se localiza não distante da rodovia marechal rondom, principal via de acesso à nossa cidade, onde poderemos oferecer aos migrantes e aos moradores de rua maior conforto e melhores condições de estadia, tornando o nosso trabalho mais produtivo e mais eficiente no atendimento às pessoas que necessitam dele.
    Moisés Rossi

    ResponderExcluir