sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sociedade Bauruense de Esperanto


No dia 15 de Dezembro de 1859, data em que nasceu na cidade de Bialystok o Doutor Lázaro Ludovico Zamenhof, criador do Esperanto, a língua planejada mais falada e bem sucedida do mundo, e esta é a data em que todos os anos esperantistas de todo o mundo realizam eventos e divulgam a idéia da língua internacional, empenhados em contribuir para a compreensão entre os povos.
Na época em que Zamenhof era criança, falavam-se muitas línguas, gerando muitas dificuldades de compreensão entre as diversas culturas, e isso o levou a buscar uma solução para o problema, e durante anos foi desenvolvendo o Esperanto, em um processo longo e trabalhoso. Em 1887, com ajuda econômica do seu sogro, logrou publicar um pequeno manual intitulado Internacia Lingvo (Língua Internacional em Esperanto), com o pseudônimo de Doutor Esperanto, palavra que acabou por se converter no nome de sua criação.
Zamenhof morreu em Varsóvia em 1917, e seus filhos foram assassinados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
Ao contrário do que muitos pensam, não é o objetivo do Esperanto substituir as línguas existentes. Os esperantistas reconhecem que as línguas são essenciais para a identidade cultural dos grupos e indivíduos, e a Onu reconhece que a preservação dos milhares de idiomas existentes no mundo é fundamental dentre dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio, aprovados por sua Assembléia Geral em 2000.
Mais de 50% das 7.000 línguas faladas no mundo correm o risco de desaparecer dentro de algumas gerações e menos de um quarto delas são utilizadas atualmente em escolas e no ciberespaço. A Unesco, órgão das Nações Unidas encarregado de coordenar as atividades do “Ano Internacional das Línguas”, convidou os governos e instituições e organizações a fomentar em suas atividades o respeito, a promoção e a proteção de todas as línguas, em especial daquelas ameaçadas de extinção.
O sonho de Zamenhof ao criar o Esperanto, era que cada povo, cada nação, cada tribo, cada comunidade, utilizasse e enriquecesse continuamente sua língua materna, por meio dela expressando seus valores, tradições, culturas, e que na relação com outros povos utilizasse uma língua internacional neutra, sem pressões político-ideológicas ou domínio e aculturação.

Fonte: Jornal da Cidade.


Neste dia 15 de dezembro de 2009, foi realizado na Sociedade Bauruense de Esperanto, um evento em homenagem a esta importante data quando se comemora o nascimento do humanista, poliglota e iniciador da Língua Internacional, Lázaro L. Zamenhof. Nesta reunião deu-se por encerradas as atividades de mais um ano da SBE, e por todo o seu envolvimento neste projeto de tanta importância, o Vereador Moisés Rossi recebeu com muita alegria uma homenagem dos participantes e dirigentes da Sociedade, pois acredita e contribui para a divulgação e a propagação do idioma em nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário