quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

2011 UM ANO MUITO MAIS HUMANO


Para que façamos de 2011 um ano mais humano, não podemos fugir do ensinamento maior. O ponto de partida é o ensinamento de Cristo - "Amai-vos uns aos outros", que é exatamente o contrário do egoísmo pessoal que tem se mantido ao longo do tempo e ao longo da humanidade, num primeiro momento por necessidade de sobrevivência e depois pelas facilidades que o egoísmo acaba trazendo na individualidade. Parece que para ser feliz é preciso passar por cima de todo mundo, o que é um pensamento falso. Ninguém é feliz sozinho. A felicidade depende da felicidade dos que estão em volta. Então este ensinamento de amar aos outros, segue no combate do egoísmo. A grande chaga da humanidade é o egoísmo, o individualismo, e precisamos começar a interagir enquanto grupo para que todos possam se sentir bem e serem mais felizes.

Nós perdemos um organizador social extramamente importante, e temos que recuperá-lo, e enquanto isto não acontece, a religião faz este papel. Nós perdemos também a educação moral familiar, pois pai e mãe trabalham e a empregada é quem leva o lanchinho para o filho, e quem ensina essa criança que não pode beliscar o vizinho, a não jogar papel no chão ou ter outras atitudes impróprias? Hoje nós discutimos atitudes morais apenas dentro dos templos religiosos, independente da denominação, e o resto fica a cargo da escola, mas a escola ensina informação intelectual e o pai espera que o professor ensine a moral, mas ele não tem tempo para isso, e então o principio moral ficou abandonado, e o jovem de hoje não sabe até onde deve ir o seu limite, só respeitando os limites legais que o obrigam a fazê-lo, mas os morais não. Os pai não tem tempo de dar educação moral a seus filhos e isso está causando grande entrava na sociedade , porque eles não buscam mais os limites morais para se posicionar socialmentecom atitudes corretas e com isso serem respeitados.

Para humanizar realmente a sociedade, nós precisamos diminuir essa competição desemfreada que existe em todos os segmentos. Nós criamos nosso filho para ele competir no mercado de trabalho, passar por cima de todo mundo e conseguir o seu lugar e essa sequencia está equivocada, pois deveríamos criar nossos filhos para serem bons cidadãos, e a sociedade deveria oferecer o lugar dele no espaço. Hoje em dia se respeita aquele que tem mais, que sabe mais, ou tem mais poder aquisitivo, e ser honesto virou exceção, e muita gente tem vergonha de não tirar vantagem das coisas. Nós começamos numa situação complicada com os escravos, os subalternos e os nobres, e partindo dai, nos mantivemos da mesma forma.

É uma sociedade protecionista.


Entrevista concedida ao Jornal da Cidade no dia 01 de Janeiro de 2010

Fonte Imagem: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário